Como Escolher seu Tênis de Corrida para trilha

Como Escolher seu Tênis de Corrida para trilha

O terreno, a distância, a umidade e até aspectos tão pessoais quanto o peso e a pegada. Ao escolher seu tênis para corredor de trilha, você deverá levar em consideração vários aspectos. Víctor Alfaro, um dos podólogos desportivos mais reconhecidos, dá-lhe os melhores conselhos.

As corridas de montanha, conhecidas como trail running, consistem em correr fora de pista e ao ar livre em qualquer tipo de percurso de montanha, não necessariamente sinalizado. Por isso, esta prática exige um calçado que reúna uma série de condições especiais para cumprir a sua função fundamental: correr com segurança e conforto em terrenos acidentados.

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Sola e Superior

“Existem diferenças notáveis ​​entre um tênis de corrida para trilha e um tênis projetado para correr no asfalto, mas elas estão principalmente na sola e na parte superior(a área que cobre o pé) ”, explica Víctor Alfaro, podólogo esportivo e diretor geral da Podoactiva. A chave está no terreno que vamos pisar: “Num sapato para correr no asfalto, são tidos em consideração, fundamentalmente, o amortecimento e as características técnicas que lhe permitem adaptar-se aos diferentes tipos de piso. 

A sola normalmente estará com poucas irregularidades, pois é para correr sobre uma superfície ‘estável’. Normalmente é um calçado que deixa muita mobilidade ao pé. Por outro lado, uma sapatilha de trail runner é projetada para correr em superfícies instáveis, por isso incorpora maiores elementos de estabilização ”, destaca Alfaro.

Devemos também estabelecer diferenças dependendo da modalidade de corrida em trilha que praticamos. Se costumamos correr em caminhos pequenos, com subidas e descidas, terra, lama, relva e alguma rocha, e a dificuldade do nosso percurso é média ou média alta, o calçado ideal é aquele que tem solado com relevo médio a grande , projetado para uma boa tração. “A dureza da sola costuma ser média. 

O calçado deve oferecer um bom suporte para o pé e ter muita proteção. Não é necessário um grande amortecimento, pois uma parte importante do percurso é feita em terreno não duro ”, pontua Alfaro.

Por outro lado, quando o nosso percurso inclui subidas e descidas em rocha com declives muito acentuados, o adequado é um calçado concebido para correr em qualquer tipo de terreno com elevada dificuldade técnica. “Nesse caso, a sola tem relevo de médio a grande e grande capacidade de tração e aderência à rocha. Sua dureza é geralmente entre média e alta. Esses sapatos têm um ótimo suporte para o pé e são equipados com várias proteções. São modelos um pouco mais pesados ​​”, diz o especialista.

Em relação ao cabedal , enquanto nos calçados de asfalto apostamos em materiais cuja principal característica é a adaptação ao pé e a respirabilidade, nos calçados de corrida encontraremos uma infinidade de proteções para possíveis impactos nos pés. “O material costuma ser à prova d’água (além de respirável) e incorpora membranas do tipo Gore-Tex ou similares”, especifica o podólogo esportivo.

Tudo Conta

Uma vez que tenhamos definido o tipo de calçado que melhor se adequa à nossa prática de trail running, devemos ter em consideração muitos outros aspectos na escolha do mais adequado para cada um de nós. Os fatores a serem avaliados são os seguintes:

Peso: Como quando compramos um calçado para correr no asfalto, é fundamental que o modelo seja indicado para o nosso peso, pois isso influenciará na capacidade de amortecimento e estabilidade, que normalmente são conceitos contrários. Quanto mais amortecimento, menos estabilidade. É assim que Alfaro, autor do livro “Tudo começa com um pso” explica: “O importante é encontrar o equilíbrio entre ambos e parte do sucesso é que o calçado foi pensado para o nosso peso, já que a mesma sola pode ser excessivamente duro ou excessivamente macio para dois corredores com muita diferença de peso ”.

A banda de rodagem: Cada corredor tem uma forma de pisar e é muito importante que saibamos qual é a nossa antes de comprar um calçado. Se não tiver a certeza, é melhor optar por um calçado ‘neutro’; ou seja, não incorpora controles de supinação ou pronação. “Meu conselho é ir a uma clínica especializada em podologia esportiva e fazer um estudo do qual muitas informações úteis possam ser obtidas: necessidade de maior ou menor controle da pronação, altura de queda (diferença de altura da sola entre os calcanhar e zona do antepé), etc. ”, indica Alfaro. Em alguns casos, pode ser necessário criar modelos personalizados para melhorar a pegada do corredor para o tratamento ou prevenção de certas lesões.

A superfície: Dependendo do terreno, a sola irá incorporar maiores medidas de apoio para facilitar a estabilidade. Não é a mesma coisa correr sobre uma estrada que sobre uma pedra ou fazê-lo com um pequeno ou grande desnível. “A dureza da sola também vai estar relacionada à aderência e ao conforto”, diz Alfaro, que acrescenta: “uma sola mais macia terá maior aderência, mas seu desgaste também será maior”.

A distância: Via de regra, o tênis de corrida oferece maior apoio ao pé e, às vezes, limita sua capacidade de amortecimento natural, pois restringe seus próprios movimentos. A esta altura, Víctor Alfaro acredita que “é aconselhável incorporar um pouco mais de amortecimento ao calçado quando se pretende percorrer longas distâncias”.

Umidade: Esses calçados costumam incorporar membranas que permitem a transpiração, mas devem ser impermeáveis, pois é muito comum correr em superfícies com lama ou poças. “No caso de sermos atravessados, por exemplo, um rio, recomendamos tênis de corrida capazes de evacuar a água, mesmo que se perca a capacidade de impermeabilização. Do contrário, é perigoso para o pé manter um ambiente úmido por muito tempo ”, destaca o diretor da Podoactiva.

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